segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

AÇÃO À PREVENÇÃO EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO



A Segurança do trabalho é uma atividade que busca introduzir nos setores produtivos, incluindo os trabalhadores e a direção da empresa, os conceitos fundamentais a prevenção de acidentes.
Sabe-se que são elevados os índices de acidentes de trabalho, e que este quadro, para ser revertido, deve ter uma ação compartilhada por todos. Por esta razão, cabe ao técnico de segurança do trabalho promover a conscientização coletiva na busca de resultados nesta área e saber “dizer” que a prevenção da integridade física e da saúde das pessoas no ambiente de trabalho é tarefa de todos.

Entre os conceitos de gestão, esse profissional atua como consultor de segurança, orientando e aconselhando sobre a forma de agir para garantir a prática de atividades seguras. Nesse contexto, é importante aplicar as relações humanas para envolver as pessoas na execução das atividades de prevenção.

A capacidade de promover reuniões, palestras e criar estratégias para informar aos trabalhadores sobre os prejuízos que os acidentes causam, faz com que a sua ação seja valorizada neste processo, destacando suas habilidades.

Com forte presença no ambiente de produção, o técnico deve ser capaz de compreender sua responsabilidade na aplicação dos processos prevencionistas, a fim de minimizar a incidência dos riscos profissionais.

Portanto, o técnico de segurança atuando em vários setores, com os conhecimentos específicos dos riscos, poderá desenvolver procedimentos de ação à prevenção para a conscientização de todos.

Pérola Peixoto Chaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário